Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1 Pré-condições e Orientações básicas

1.1 Os artigos enviados devem ser inéditos, isto é, não terem sido publicados em qualquer outro local (revistas ou anais de congressos, por exemplo). 

1.2 Serão aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol ou inglês.

1.3 O arquivo submetido não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es).

1.4 Caso a pesquisa desenvolvida no artigo tenha ocorrido com financiamento de agências ou instituições de fomento, é fundamental que o autor informe em uma nota de rodapé no início do texto.

2 Tipo de colaboração aceita pela revista: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem na seguinte categoria:

2.1 Artigos Científicos

2.1.1 Extensão: mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, não incluídos na contagem os elementos pré-textuais (resumo e abstract) e pós-textuais (referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices).

2.1.1 Formatação: formato do Word (nas extensões .doc ou .docx); A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entrelinhas: Espaçamento 1,5 cm; Sem espaçamento entre parágrafos; Margem: superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm; Numeração da páginas: contínua, no canto superior direito.

2.2 Resenhas

2.2.1 Extensão: mínimo de cinco (5) e o máximo de dez (10) páginas.

2.2.2 Serão aceitas Resenhas de livros recentemente publicados, cuja data de publicação não deve ultrapassar três (3) anos.

2.2.3 Resenhas submetidas à revista só podem ter um único autor.

2.2.4 A referências completa do(s) livro(s) resenhado(s) deve ser o primeiro elemento na estrutura do trabalho, na parte superior do arquivo, justificado, especificando-se: Autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas.

3 Cadastro dos dados dos autores e do trabalho no sistema:

3.1. Os autores (até o máximo de 03, no caso de artigo) deverão informar na ocasião do cadastro no sistema:

3.1.1. Título do artigo em português;

3.1.2. Resumo e palavras-chave;

3.1.3. Nome completo de cada autor, seguido por afiliação institucional e resumo da biografia (na parte de metadados e não no arquivo do manuscrito).

Atenção: a identificação dos autores deve constar apenas no cadastro da revista e na parte de metadados da submissão. Não deve haver indicação de autoria no texto do artigo submetido à avaliação.

4 Estrutura dos Trabalhos:

4.1 A ReBraDiR adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.2 A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

4.2.1 Folha(s) despersonalizada contendo:

Título em português, não devendo exceder 20 palavras, em caixa alta (tamanho 12), centralizado e em negrito. Se houver subtítulo, inserir dois pontos após o título e escrevê-lo em seguida, na mesma linha, em caixa alta sem negrito.

Título em inglês, compatível com o título em português.

Atenção: Para textos em espanhol, Título, Resumo e Palavras-chave devem vir com tradução em inglês e português, antes do corpo do texto. Para textos em inglês, Título, Resumo e Palavras-chave devem vir com tradução em português, antes do corpo do texto.

Resumo, com no máximo de 200 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12, redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. O resumo deverá conter uma apresentação resumida dos pontos relevantes do artigo e fornecer elementos suficientes para que o leitor possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto. O resumo, em sua estrutura, deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens: a) objetivo, b) método, c) conclusões da pesquisa.

Palavras-chave, mínimo 3 e máximo 5, para fins de indexação do trabalho.

Abstract e Keywords, em inglês, no caso de trabalho em português ou espanhol, e inglês e português, no caso de trabalho em espanhol. 

4.2.2 Texto propriamente dito.

Em todas as categorias do trabalho, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização.

O primeiro item do trabalho, devidamente numerado, deve ser identificado como "Introdução". A introdução do artigo deve conter elementos essenciais a uma plena compreensão do texto. Sugere-se que os autores apresentem a) uma breve contextualização do assunto; b) o problema que será investigado; c) os objetivos do artigo; d), bem como, a metodologia empregada. Ao final da introdução recomenda-se que seja realizada uma apresentação sucinta da estrutura geral do artigo de modo a permitir que o leitor compreenda como o assunto será abordado a partir de então.

O último item textual, numerado, deve ser identificado como "Conclusão". Ela deverá permitir ao leitor compreender se os objetivos apontados na introdução foram atendidos.

Os demais itens e subitens, devidamente numerados, podem ser identificados conforme escolha do autor.

Os títulos das divisões do artigo devem estar em caixa alta e negrito. Os subitens, se houver, devem estar em caixa alta sem negrito.

4.2.3 Citações e referências

Ao final, devem ser listadas as obras efetivamente citadas durante o texto, conforme normas da ABNT. Deve-se utilizar o negrito ao invés do itálico na identificação das obras.

Todas as citações de até 3 linhas deverão ser indicadas no corpo do texto por meio do uso “de aspas” seguida da indicação da fonte pelo sistema autor-data.

As notas de rodapé devem ser somente explicativas.

Quando for necessária alguma citação que exceda 3 linhas, o texto deverá sofrer um recuo de 2 cm a partir da margem esquerda e o texto deverá ser grifado em letra tamanho 10 e espaçamento simples.

Sugere-se moderação no uso de citações diretas.

5 Submissões Online: a Revista possui o compromisso de manter a qualidade das publicações, por isso prima pelo comportamento ético, conduta isenta de plágio ou qualquer comportamento antiético.

Artigos

Política padrão de seção

Os artigos enviados devem ser inéditos, isto é, não terem sido publicados em qualquer outro local (revistas ou anais de congressos, por exemplo). Devem contribuir para o desenvolvimento doutrinário sobre Direitos Fundamentais, especialmente Liberdade Religiosa, e sobre temas que relacionem Direito e Religião.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.