Edições anteriores

  • Participação da ANAJURE em evento da Organização das Nações Unidas com representantes da sociedade civil.

    Edição de lançamento
    v. 1 n. 1 (2020)

    Desde a fundação da ANAJURE, em 2012, temos procurado promover e facilitar espaços de pesquisa e debate acadêmico nas áreas que tocam o Direito e a Religião. Isso porque havia, ao nosso entender, uma lacuna nas faculdades brasileiras, em termos de produção acadêmica, Programas de pós-graduação, ou publicações, quanto à interseção desses temas.

    Com isso em mente, promovemos, em colaboração com universidades e centros de pesquisa de nomeada, três turmas de pós-graduação com enfoque na liberdade religiosa, formando um grupo de intelectuais aptos a desenvolver pesquisas de elevado mérito científico, inclusive proporcionando períodos de estudos não apenas no Brasil, mas também em Coimbra e Oxford.

    Somam-se a isso diversos seminários, palestras, livros e webinários que pavimentaram o caminho e forneceram subsídios, não apenas aos associados, mas a toda a comunidade científica, para o desenvolvimento de pesquisas de comprovada relevância técnica.

    Com vistas a dar mais um passo nessa contribuição acadêmica, a ANAJURE idealizou a Revista Brasileira de Direito e Religião (ReBraDiR), que surge como uma plataforma gratuita, de acesso livre, tendo por princípio a democratização do conhecimento, e que visa divulgar os trabalhos que têm sido elaborados nos diversos temas de Direito Eclesiástico, liberdade religiosa e relações Igreja-Estado, objeção de consciência, as relações entre lei e religião, o direito das religiões e sua interação com o Estado, a influência das leis ou decisões judiciais nas religiões, entre outros.