Volume 2 está no ar!

Anúncios

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2021): Segundo volume da Revista Brasileira de Direito e Religião
					Visualizar v. 2 n. 1 (2021): Segundo volume da Revista Brasileira de Direito e Religião

Com grande alegria, anunciamos a publicação do novo volume da Revista Brasileira de Direito e Religião (ReBraDiR), periódico digital, disponibilizado gratuitamente pela ANAJURE, desde o seu lançamento em outubro de 2020, com produções intelectuais de seus membros e colaboradores externos.

A ReBraDiR foi idealizada como espaço de fomento acadêmico das discussões de variados assuntos relacionados com os desafios jurídicos atinentes às Liberdades Civis Fundamentais e, especialmente, o Direito Humano e Fundamental à Liberdade de Religião e de Crença.

Um dos nossos principais objetivos com esta ferramenta é ampliar a visibilidade de pesquisas que envolvam direito eclesiástico, liberdade religiosa e relações Igreja-Estado, objeção de consciência, relações entre lei e religião, o direito das religiões e sua interação com o Estado, bem como a influência das leis ou decisões judiciais no fenômeno religioso.

A presente edição traz oito trabalhos autorais e inéditos, sendo sete artigos científicos e uma resenha crítica, avaliadas conforme o double blind review (revisão por pares cegos), internacionalmente aceito como alto padrão de qualidade na análise de produção científica, por profissionais que são referências  nacionais em estudos dos temas propostos.

Os textos apresentam discussões sobre atividades religiosas na pandemia COVID-19; obrigatoriedade de vacina; homofobia e intimidação ao exercício da fé; identidade de gênero e ensino religioso; inteligência artificial voltada ao proselitismo; e problemas em âmbito internacional, como restrições estatais ao exercício da liberdade religiosa no contexto espanhol.

Por meio deste canal, embora as opiniões entabuladas não sejam necessariamente compactuadas pela ANAJURE, preservando e valorizando a autonomia do pesquisador, a organização contribui com a democratização do conhecimento acerca das relações entre os campos jurídico, político e religioso, agregando mais ferramentas a todo o trabalho educacional que já é promovido há cerca de dez anos pela instituição.

Assim, considerando a importância das discussões, a atualidade dos temas trazidos e expertise dos autores quanto aos debates provocados, a ANAJURE entende que há um forte potencial de suscitar debates acadêmicos e jurídicos de alto nível, sendo decisiva para uma boa interpretação da legislação e dos fatos. Portanto, eis um convite a toda a comunidade acadêmica, nacional e internacional, para acessar o conteúdo desta obra.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Felipe Augusto Carvalho
Editor-chefe da ReBraDiR

Edna Vasconcelos Zilli
Presidente da ANAJURE em exercício

Publicado: 2021-08-07

Edição completa

Ver Todas as Edições